Tudo sobre aquisição de dados de máquina!

Spread the love

Fábricas Conectadas

A aquisição de dados de máquinas é considerado um importante passo para colocar uma planta industrial em direção à indústria 4.0. Este passo faz a medição e monitoramento das variáveis controladas como tensão, corrente, temperatura, pressão ou som utilizando algum controlador com software programável.

O sistema faz a correta aquisição de dados das máquinas convertendo informações físicas, do que está ocorrendo em cada equipamento conectado, em valores numéricos que serão processados, o que torna possível o controle e monitoramento dos processos. 

Mas afinal, o que é aquisição de dados de máquinas? 

Como comentamos, a aquisição de dados de máquinas nada mais é do que a conversão da informação física de cada máquina em valores dentro de um sistema conectado que podem ser facilmente medidos e transferidos para um computador ou um sistema de gerenciamento. Através disso, você passa a ter mais controle dos seus processos e consegue gerar dados, que em médio prazo podem ser analisados, e ajudam na correta tomada de decisão. 

Com o avanço da tecnologia este tipo de processo se tornou mais simples, ágil e versátil, podendo ser facilmente instalados em uma planta com o uso de equipamentos conectados que trabalham em conjunto formando um sistema de aquisição de dados de máquinas.

E, para que a indústria se torne 4.0, é importante que este sistema colete informações  do processo e faça a correta documentação ou análise do processo de medição das variáveis controladas como tensão, corrente, temperatura, pressão e som.

Por que os dados necessitam ser coletados? 

Um operador anotando em um papel a temperatura de um processo é uma coleta de dados, mesmo que feita de forma manual, porém o desenvolvimento tecnológico fez crescer a necessidade de automatizar processos – dentre eles – a aquisição de dados no chão de fábrica.

Um dos principais problemas quando se começa a coleta de dados de máquinas é o que fazer para automatizar esse processo e fugir do personagem do operador anotando os indicadores e medições em um pedaço de papel. Sabemos que a coleta automática de dados é uma forma de encerrar este cenário e assegurar os dados coletados.

Esses dados são importantes para a rastreabilidade e gerenciamento das informações dentro do sistema de produção, auxiliando a tomada de decisões de um gerente de produção. E claro que nos tempos modernos, ter estes dados de forma simples e rápida se torna essencial dentro de um processo produtivo.

Outro ponto importante que muitos gestores se perguntam é como adaptar um sistema fabril que não é conectado para conseguir realizar a coleta automática de dados, e como conectar máquinas antigas às máquinas novas.

Principais vantagens e benefícios de se fazer a coleta de dados de forma automática da sua máquina

A aquisição de dados de máquinas gera diversos benefícios e vantagens para todo o ambiente fabril. Os principais são: 

#1 – Performance de cada máquina

Com a aquisição de dados de forma correta fica muito mais fácil fazer o controle dos indicadores de cada máquina, garantindo assim a performance total do equipamento. Além disso, o próprio gerenciamento do sistema de aquisição fica mais versátil e ágil. 

# 2 – Identificação dos gargalos no processo

Identificar gargalos no processo geralmente leva tempo e análise dos indicadores de produção e produtividade da planta industrial. Com a aquisição de dados e a sua coleta automática, o processo fica mais rápido, uma vez que a informação fica disponível quase que instantaneamente para os sistemas de gerenciamento. 

#3 – Desenvolvimento rápido e ágil por parte da engenharia

A engenharia também se beneficia da aquisição de dados das máquinas. Com os dados disponíveis de forma rápida e fácil, facilita para o time de desenvolvimento e projetos da empresa ter uma implantação de sistemas e plataformas de gerenciamento.

Além disso, de acordo com as diretrizes do desenvolvimento ágil, a disponibilidade dos dados e informações sobre as máquinas e equipamentos facilita o ciclo de desenvolvimento e produção de novas soluções seguindo os padrões da indústria 4.0. 

#4 – Conectividade na planta industrial 

A aquisição de dados de máquinas e a coleta automática podem transformar o ambiente fabril, tornado-o em um local mais conectado e integrado entre as diferentes áreas que compõem este sistema. 

Além disso, a conectividade e tratamento de dados das máquinas conectadas permite ao gerente de produção tomar decisões mais assertivas sobre o cronograma de manutenções e as paradas desnecessárias de máquina. 

Saiba mais! 

A aquisição de dados de máquinas é um importante passo para a indústria 4.0 e a sua presença no ambiente fabril mostra que a conectividade e a automação podem impactar diretamente na sua produtividade. 

Quer saber mais sobre a aquisição de dados de máquinas, indústria 4.0 e como a Advantech pode te ajudar a atingir patamares maiores de produtividade através da automação?

Siga nossa página no LinkedIn e fique por dentro de nossas soluções para Indústria 4.0

Post Author: Stephany Delfino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *